HIGIENE OCUPACIONAL

PCMSO, LTCAT, PGR, PGRTR, Laudos de Periculosidade e Insalubridade, AET, PPR, PAE, PCA e outros documentos exigidos legalmente. Aluguel de equipamentos para avaliações quantitativas.

Programas

PCMSO – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL

O PCMSO é regulamentado pela NR-07 e especifica procedimentos e condutas a serem adotadas pelas empresas em função dos riscos aos quais os colaboradores se expõem no ambiente de trabalho. Seu objetivo é prevenir, detectar e controlar possíveis danos à saúde do colaborador.

PGR – PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

O PGR é uma ferramenta essencial para garantir a saúde e a segurança dos colaboradores. Por meio do PGR, é possível identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais que estão presentes nas atividades.

PGRTR – PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NO TRABALHO RURAL

O PGRTR possui o mesmo objetivo do PGR, porém é específico para as atividades realizadas em agricultura, pecuária, aquicultura, silvicultura ou exploração florestal.

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO

O LTCAT é um parecer técnico, elaborado por um médico ou engenheiro do trabalho, que tem como objetivo de indicar a existência ou não de exposição do trabalhador aos agentes nocivos (químicos, físicos ou biológicos).

PPR – PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

O PPR é um processo para proteção da saúde dos colaboradores expostos a agentes químicos nos locais de trabalho. Os agentes químicos se apresentam na forma de partículas sólidas, gases e vapores de substâncias em diversas concentrações.

SPDA – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

O SPDA é um sistema composto por dispositivos instalados nos pontos mais altos das estruturas que tem como objetivo dissipar a corrente elétrica advinda de descargas atmosféricas (raios). Ele visa proteger pessoas, equipamentos e instalações.

LAUDO DE PERICULOSIDADE

O Laudo de Periculosidade é um documento baseado na NR-16 que conclui se há ou não situações de periculosidade. Após a identificação dos riscos do ambiente de trabalho é necessário desenvolver um plano de ação para controle do risco.

LAUDO DE INSALUBRIDADE

O Laudo de Insalubridade é um documento trabalhista que tem como objetivo avaliar se os colaboradores de uma empresa estão expostos aos agentes nocivos (físicos, químicos e biológicos), constantes na NR-15 e seus anexos.

PAE – PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA

O PAE estabelece um conjunto de medidas que propiciam as condições necessárias para atuação nas situações de emergência, tornando possível o desencadeamento das ações de resposta de maneira ordenada e organizada.

AET – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

A AET avalia a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores com o objetivo de garantir a integridade física e saúde, analisando os riscos específicos à atividade desenvolvida e buscando a eliminação e/ou minimização dos riscos.

PCA – PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA

O PCA é um conjunto de ações preventivas e medidas de controle que são propostas para evitar, no ambiente de trabalho, o surgimento ou agravamento da Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIRO).

Locação de Equipamentos

LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS

• Dosímetros de ruído;
• Bomba de amostragem digital programável;
• Medidor de estresse térmico;
• Vibrate: medidor de vibrações – VMB e VCI;
Entre outros equipamentos conforme necessidade.